LOG.7
4.2 – Terceirização no transporte de cargas e
armazenagem
Lei nº 11.442 de 05/11/2007 – Dispõe sobre
o transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros e revoga a Lei 6.813
de 10 de julho de 1980.
O Tribunal Regional do Trabalho(TRT) da 9ª Região com sede em Curitiba,
julgou constitucional relação de empresas com autônomos.
De acordo com os
dados de 2010 do Registro Nacional de
Transportadores Rodoviários de Carga( RNTRC ) da Agência Nacional de
Transportes Terrestres( ANTT ) existem no país perto de 161 mil empresas,
entre carga própria( cerca de 80%) e empresas de transporte(cerca de 20%), além de mais de 823 mil transportadores autônomos,
totalizando1,9 milhão de veículos.
Dados atuais, confira direto no
site da ANTT.
4.3 – Normas de Segurança Aplicadas no
Manuseio de Transporte de Cargas
Perigosas
Segundo a
legislação atual da ANAC, todas as
pessoas envolvidas no transporte aéreo de produtos perigosos precisam do treinamento em cargas perigosas com
reconhecimento da ANAC.
Segurança no transporte
Com vistas à otimização da
segurança na movimentação de cargas perigosas, devemos ter em conta os
seguintes aspectos:
. Classificação do material
antes de transportar;
. Ambiente de distribuição;
. Regulamentação;
. Embalagem;
. Documentação-facilita todo o processo na
cadeia
Logística;
. Marcação e Identificação;
. Treino – Investir no treino das
atividades
específicas
de cada operador, antes do
manuseamento
de cargas perigosas;
. Alterações – mudanças nas
leis;
. Propriedades dos materiais ou condições
ambientais;
. Transportadores – método como estes atuam e a
Capacidade tecnológica dos
mesmos;
. Conexão –A ligação entre os diferentes
elos da
Cadeia de
abastecimento deve ser clara
e
eficiente.
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