3 de nov. de 2014

LOG.2     
2 –Logística Empresarial
      “ A Logística empresarial é o processo de TROCA de  INFORMAÇÕES que  COMPRA RECURSOS, PRODUZ  e  DISTRIBUI   PRODUTOS  e  SERVIÇOS de determinados locais para outros quando e onde estes são necessários, no sentido de ATENDER AOS DESEJOS DOS CLIENTES.
      2.1 – Logística de Suprimento
           É o processo de PLANEJAR, IMPLEMENTAR e CONTROLAR, eficientemente, a aquisição, a estocagem, a movimentação dos materiais e as informações relativas a estas atividades, desde o surgimento das necessidades dos clientes até o atendimento destas necessidades.
Funções da Logística de Suprimentos:
- Classificação de materiais
- Composição dos itens do catálogo de materiais
- programação de compras
- Recebimento,conferência  e inspeção de materiais
- Estocagem e conservação dos materiais
- Fornecimento interno de materiais/devolução
- Controle de estoques
- Gestão das informações – o Electronic  Data Interchange-EDI. É uma tecnologia para a transmissão eletrônica de dados, via computadores, através de linhas telefônicas, modem e software específico para tradução e comunicação de documentos entre a empresa e os fornecedores.




e-Commerce – Comércio eletrônico – INTERNET
- empresa a empresa; empresa a cosumidor; consumidor a empresa; consumidor a consumidor; Governo para cidadão; Comércio móvel( m-Commerce), via telefone celular.
Obs.: Esta Logística é, também, chamada de Logística Interna.

   2.2 – Logística de Distribuição
             É responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da Linha de Produção até a entrega do produto ao destino final/consumidor.
             As empresas estão cada vez mais terceirizando suas atividades relacionadas com a distribuição.
              A distribuição tem grande importância dentro da empresa por ser uma atividade de alto custo. Esses custos estão associados: ao peso. Volume, preço, Lead time, estado físico do material, modal de transporte, equipamentos de movimentação, qualificação e quantidade de pessoal envolvido na operação, pontos de apoio, seguro. Frete, entre outros.
               A distribuição esta associada também a entrega de cargas fracionadas( mais de um distribuidor,etc).




Nenhum comentário: