Warren G. Bennis, no seu livro: Desenvolvimento Organizacional: natureza,origens e perspectivas, publicado nos Estados Unidos em 1969, diz: " O desenvolvimento organizacional é uma maneira de agir que capacita a administração a passar a dispor de mais conscientização no que se refere a inovação e à revitalização, de modo que respostas novas e mais inovadoras possam ser desenvolvidas pelas organizações que irão se defrontar com a extraordinária turbulência da próxima década".Ora, Bennis se referiu a década de 1970 e, a Rede Ferroviária Federal S/A-como representante do sistema ferroviário vigente na época- estava inserida nesse contexto descrito por Bennis. Sendo assim, sabemos que as empresas sofrem um processo de desgaste e envelhecimento, necessitando fazer a chamada entropia negativa, desenvolvendo a organização objetivando a inovação e a revitalização. Processo esse que, infelizmente, não ocorreu com a RFFSA por vários motivos entre os quais, destacamos os dois principais: a) Uma Administração Geral( AG ) sem visão estratègica da real importância de um sistema ferroviário nacional integrado, haja vista suas decisões preconceituosas com referência ao sistema ferroviário nordestino, aliado a um corpo de gerentes corporativos( engenheiros) que no nível tático, com decisões anacrônicas, aceleraram ainda mais, a extinção da Empresa; b) A política do Governo Federal em, intencionalmente, sucatear a RFFSA, visando a sua privatização e, também, sem elaborar um Plano Estratégico para o Sistema de Transporte Nacional, integrando a ferrovia a outros modais de transporte.( Enio Garrett)
Assuntos referentes a Ciência da Administração e a Área especializada de Administração de Materiais e Logística, fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa e mesmo de um país
17 de ago. de 2014
Trens do Brasil
Warren G. Bennis, no seu livro: Desenvolvimento Organizacional: natureza,origens e perspectivas, publicado nos Estados Unidos em 1969, diz: " O desenvolvimento organizacional é uma maneira de agir que capacita a administração a passar a dispor de mais conscientização no que se refere a inovação e à revitalização, de modo que respostas novas e mais inovadoras possam ser desenvolvidas pelas organizações que irão se defrontar com a extraordinária turbulência da próxima década".Ora, Bennis se referiu a década de 1970 e, a Rede Ferroviária Federal S/A-como representante do sistema ferroviário vigente na época- estava inserida nesse contexto descrito por Bennis. Sendo assim, sabemos que as empresas sofrem um processo de desgaste e envelhecimento, necessitando fazer a chamada entropia negativa, desenvolvendo a organização objetivando a inovação e a revitalização. Processo esse que, infelizmente, não ocorreu com a RFFSA por vários motivos entre os quais, destacamos os dois principais: a) Uma Administração Geral( AG ) sem visão estratègica da real importância de um sistema ferroviário nacional integrado, haja vista suas decisões preconceituosas com referência ao sistema ferroviário nordestino, aliado a um corpo de gerentes corporativos( engenheiros) que no nível tático, com decisões anacrônicas, aceleraram ainda mais, a extinção da Empresa; b) A política do Governo Federal em, intencionalmente, sucatear a RFFSA, visando a sua privatização e, também, sem elaborar um Plano Estratégico para o Sistema de Transporte Nacional, integrando a ferrovia a outros modais de transporte.( Enio Garrett)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário