11 de mai. de 2014

Trens do Brasil

2 comentários:

Unknown disse...
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Israel Carvalho disse...

O trem é barato, o trem é limpo.

Por esses motivos, na Rússia, eterno exemplo, os caminhões transportam apenas 8% das cargas. Contudo, por razões diversas, alguns inconfessáveis, no Brasil 68% das cargas são transportadas sobre pneus.

Neste contexto, o investimento em ferrovias em nosso país tem uma urgência e uma importância ímpar. Todos os países precisam e merecem, mas no Brasil isso tornou-se uma questão de vida ou morte, seja para a nossa competitividade internacional, seja para baratear o feijão na mesa do trabalhador: A depender da época os produtos não perecíveis da cesta básica poderiam custar até metade do preço se tivéssemos trens.

Os investimentos a que nos referimos devem ser direcionados para implantação de novas linhas e, dada a urgência – sejam linhas privadas, consorciadas com o poder público ou públicas mesmo – mais que bem-vindas, todas são necessárias.

A necessidade de investimento, contudo, extrapola a implantação de ferrovias, é necessário que haja, em primeiro lugar, a volta das ferrovias prontas mas inoperantes, é preciso que a malha ferroviária abandonada volte à ativa, é preciso restituir ao povo o que o povo financiou e agora tem direito de desfrutar.

Israel R. de Carvalho
Aluno Turma N6
Cadeira: Administração e Logística de Materiais