Novamente,abordaremos a problemática da chamada "mobilidade urbana", isto é, a Logística Urbana, de entendimento mais amplo.
Esse modismo de "mobilidade urbana" se tornou popular face aos eventos internacionais que serão realizados em nosso país - a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 - eventos esses que induziram os governantes nacionais na construção das chamadas "arenas", em destaque na mídia, e que pouco contribuirão para uma eficiente e eficaz Logística Urbana.
No Diário de Pernambuco de 18/08/2013, na página C6 - vida urbana, foi publicada uma matéria intitulada "O legado da Copa para a mobilidade". Essa matéria da jornalista Tânia Passos faz alusão a "conclusão dos dois corredores de tráfego que dependem de obras como faixas de BRT* e terminais de integração". A matéria aborda ainda, as construções de viadutos e demais obras de infraestrutura viária, etc..
Em 15/09/2013, o Diário de Pernambuco publicou na página C6 - vida urbana, a matéria intitulada "O desafio de ser intermodal", mostrando a conclusão de um teste realizado com várias modalidades de locomoção no percurso entre a Praça da Independência, no bairro de Santo Antonio até o Shopping Recife, em Boa viagem, de aproximadamente, 9,5 Km. Na classificação final o ônibus ficou em penúltimo e o carro em último lugares, de um total de quinze modos de locomoção.
Entretanto, no que pese a qualidade das duas publicações, o cerne da questão não foi abordado que é a falta de um Planejamento Estratégico para a cidade do Recife, onde deveria ser incluido um Plano Diretor atualizado para o município de Recife. Nesse Plano, deveriam ser contemplados regulamentos e normas referentes às construções de imóveis residenciais( prédios ), nos bairros e ao longo dos principais corredores de tráfego.
Considero debalde os esforços para melhorar o trânsito urbano, sem um
Pano Diretor coerente com a geografia física de Recife e com a Logística Urbana, onde a mobilidade é um dos seus componentes.
Em suma: Não adiantam medidas paliativas para essa problemática da "mobilidade urbana". Na verdade, Recife está se tornando uma cidade cruel para se habitar e ter uma boa qualidade de vida.
*BRT( Bus Rapid Transit ) - "Trânsito Rápido de Autocarros/ônibus) - Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas.
Esse modismo de "mobilidade urbana" se tornou popular face aos eventos internacionais que serão realizados em nosso país - a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 - eventos esses que induziram os governantes nacionais na construção das chamadas "arenas", em destaque na mídia, e que pouco contribuirão para uma eficiente e eficaz Logística Urbana.
No Diário de Pernambuco de 18/08/2013, na página C6 - vida urbana, foi publicada uma matéria intitulada "O legado da Copa para a mobilidade". Essa matéria da jornalista Tânia Passos faz alusão a "conclusão dos dois corredores de tráfego que dependem de obras como faixas de BRT* e terminais de integração". A matéria aborda ainda, as construções de viadutos e demais obras de infraestrutura viária, etc..
Em 15/09/2013, o Diário de Pernambuco publicou na página C6 - vida urbana, a matéria intitulada "O desafio de ser intermodal", mostrando a conclusão de um teste realizado com várias modalidades de locomoção no percurso entre a Praça da Independência, no bairro de Santo Antonio até o Shopping Recife, em Boa viagem, de aproximadamente, 9,5 Km. Na classificação final o ônibus ficou em penúltimo e o carro em último lugares, de um total de quinze modos de locomoção.
Entretanto, no que pese a qualidade das duas publicações, o cerne da questão não foi abordado que é a falta de um Planejamento Estratégico para a cidade do Recife, onde deveria ser incluido um Plano Diretor atualizado para o município de Recife. Nesse Plano, deveriam ser contemplados regulamentos e normas referentes às construções de imóveis residenciais( prédios ), nos bairros e ao longo dos principais corredores de tráfego.
Considero debalde os esforços para melhorar o trânsito urbano, sem um
Pano Diretor coerente com a geografia física de Recife e com a Logística Urbana, onde a mobilidade é um dos seus componentes.
Em suma: Não adiantam medidas paliativas para essa problemática da "mobilidade urbana". Na verdade, Recife está se tornando uma cidade cruel para se habitar e ter uma boa qualidade de vida.
*BRT( Bus Rapid Transit ) - "Trânsito Rápido de Autocarros/ônibus) - Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas.