21 de set. de 2013

A MOBILIDADE URBANA

  Novamente,abordaremos a problemática da chamada "mobilidade urbana", isto é, a Logística Urbana, de entendimento mais amplo.
   Esse modismo de "mobilidade urbana" se tornou popular face aos eventos  internacionais que serão realizados em nosso país - a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 - eventos esses que induziram os governantes nacionais na construção das chamadas "arenas",  em destaque na mídia, e que  pouco contribuirão para uma eficiente e eficaz Logística Urbana.
   No Diário de Pernambuco de 18/08/2013, na página C6 - vida urbana, foi publicada uma matéria intitulada "O legado da Copa para a mobilidade". Essa matéria da jornalista Tânia Passos faz alusão a "conclusão dos dois corredores de tráfego que dependem de obras  como  faixas de BRT* e terminais de integração". A matéria aborda ainda, as construções de viadutos e demais obras de infraestrutura viária, etc..
   Em 15/09/2013, o Diário de Pernambuco publicou na página C6 - vida urbana, a matéria intitulada "O desafio de ser intermodal", mostrando  a conclusão de um teste realizado com várias modalidades de locomoção no percurso entre a Praça da Independência, no bairro de Santo Antonio até o Shopping Recife, em Boa viagem, de aproximadamente, 9,5 Km. Na classificação final o ônibus ficou em penúltimo  e o carro em último lugares, de um total de  quinze modos de locomoção.
   Entretanto, no que pese a qualidade  das duas publicações, o cerne da questão não foi abordado que é a falta de um Planejamento Estratégico para a cidade do Recife, onde deveria ser incluido um Plano Diretor atualizado para o município de Recife. Nesse Plano, deveriam ser contemplados regulamentos e normas referentes às construções de imóveis residenciais( prédios ), nos bairros e ao longo dos principais corredores de tráfego.
   Considero debalde  os esforços para melhorar o trânsito urbano, sem um
Pano Diretor coerente com a geografia física de Recife e com a Logística Urbana, onde a mobilidade é um dos seus componentes.
   Em suma: Não adiantam medidas paliativas  para essa problemática da "mobilidade urbana". Na verdade, Recife  está se tornando uma cidade cruel para se habitar e ter uma boa qualidade de vida.
*BRT( Bus Rapid Transit ) - "Trânsito Rápido de Autocarros/ônibus) - Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas.

16 de set. de 2013

VARIG - Era uma vez um sonho


É  fato que a Varig realizava serviços de alta qualidade para seus clientes. No que pese a Empresa ter acompanhado a tecnologia no campo da aviação comercial, não o fez no campo da Administração. A elite dirigente da Varig, não teve a sensibilidade e conscientização de entender que,em todo  sistema ocorre o fenômeno da "entropia", isto é,  a tendência ao desgaste. Para evitar isso, os dirigentes da Empresa deveriam fazer a chamada "entropia negativa", renovando e revitalizando a Varig, através de um amplo Programa de Desenvolvimento Organizacional em todos os escalões da Empresa. Entretanto, a Administração Superior, vinha mantendo velhos conceitos e políticas, isto é, mantendo paradigmas não condizentes com a realidade econômica-financeira do país e do mundo, após a Globalização. Além do  mais, manteve uma política  de super proteção à seus empregados através da Fundação Rubem Berta( visão romântica da Administração), agravado com a falta de sensibilidade e irresponsabilidade do Governo Federal que poderia ter evitado o colapso da Empresa - patrimônio do povo brasileiro.
Em suma: Com o apoio do Governo Federal., a Varig poderia soergue-se através de um Planejamento Estratégico, com novas  políticas, diretrizes, conceitos e  objetivos  coerentes com a atualidade.( Enio Garrett )