19 de nov. de 2011

OS TRANSPORTES NA ALEMANHA

 

Os Transportes

A Alemanha possui uma ampla malha viária, com boa interligação entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.


A Alemanha é conhecida como o país do automóvel. Em 2007, havia 55,511 milhões de veículos registrados, dos quais 46,569 milhões de carros de passeio, para uma população de 82 milhões de habitantes.
Em consonância com esses dados, a malha rodoviária é de longe a maior do país. Em 2006, as rodovias interurbanas somavam 231.400 quilômetros, dos quais 12.363 de auto-estradas, as famosas autobahns. Também pelo asfalto flui a maior parte do trânsito de pessoas (57 bilhões de pessoas transportadas em 2007) e de produtos (3,258 bilhões de toneladas no mesmo ano).
Ao contrário de grande parte dos países europeus, não existe pedágio para carros de passeio na Alemanha. Esse fato e a boa conservação das estradas beneficiam os milhões de turistas europeus que atravessam o território alemão em suas férias.
Os caminhões são cada vez mais freqüentes nas rodoviasBildunterschrift: Os caminhões são cada vez mais freqüentes nas rodoviasAtualmente, os investimentos no setor rodoviário concentram-se na ampliação da malha nos estados da antiga Alemanha Oriental e no alargamento das auto-estradas nos trechos com estrangulamento do tráfego no lado ocidental, assim como na eliminação dos pontos com acidentes freqüentes.
O país do automóvel é também o único da União Européia a não fixar um limite máximo de velocidade para as auto-estradas – à exceção de alguns trechos. Oficialmente, há uma velocidade máxima recomendada de 130 km/h, que por si só já é superior à permitida na grande maioria dos países vizinhos.
Nas demais estradas federais e estaduais alemãs, há restrição legal de velocidade. Salvo sinalização em contrário, a máxima permitida nas estradas é de 100 km/h. Nos perímetros urbanos, não se pode ultrapassar os 50 km/h e, nas ruas residenciais, 30 km/h.
Após o automóvel, são as companhias de transporte urbano municipais e regionais que registram o maior deslocamento de passageiros. Embora se trate de um serviço público prestado por empresas estatais, também há operadoras privadas no setor.
As cidades ou regiões costumam oferecer aos passageiros um sistema integrado de ônibus, bondes, metrô (de superfície e subterrâneo – U-Bahn) e trens metropolitanos (S-Bahn).
FerroviasO transporte ferroviário responde pelo principal fluxo coletivo de passageiros em médias e longas distâncias dentro do país.

Em 2006, a estatal Deutsche Bahn e cerca de 150 companhias ferroviárias privadas transportaram 2,24 bilhões de passageiros e 346 milhões de toneladas de carga, o que faz desta modalidade de transporte a terceira mais importante do país. A malha ferroviária somava 41.315 quilômetros em 2005.
ICE, da Deutsche Bahn, é o trem alemão de alta velocidadeBildunterschrift: ICE, da Deutsche Bahn, é o trem alemão de alta velocidadeFreqüentemente ameaçada de privatização, a Deutsche Bahn vem lutando para combater seu déficit, cortando linhas não rentáveis, sobretudo ramais regionais no interior. Por outro lado, procura tornar mais atraentes as viagens de médio e longo percurso. As estações centrais têm passado por grandes reformas nas principais cidades, incluindo galerias de lojas e serviços úteis não apenas aos viajantes.
Na área tecnológica, a companhia investe na ampliação da malha para o trem de alta velocidade ICE, interligada à dos equivalentes nos países vizinhos. Inaugurado em 2002, o trecho mais moderno liga Frankfurt e Colônia, o único no qual a última geração do ICE consegue acelerar até mais de 300 km/h. A obra, com 30 túneis, reduziu o tempo da viagem de trem entre as duas metrópoles em uma hora, para 1h15min, beneficiando inúmeras linhas norte-sul, como Amsterdã-Viena.Hidrovias

Hidrovias
O transporte fluvial e marítimo também desempenha papel indispensável na economia alemã, especialmente de cargas. Através dos portos de Hamburgo, Bremerhaven, Ludwigshaven, Lübeck e Rostock, assim como do holandês de Roterdã, flui enorme parte das exportações e importações do país. Em 2007, foram transportadas 310,95 milhões de toneladas por via marítima e 248,97 milhões de toneladas por via fluvial.
O porto de Hamburgo é o maior da Alemanha e o segundo maior da Europa em movimento de contêineres, atrás apenas do porto de Roterdã. Em 2006, o movimento de cargas chegou a 134,8 milhões de toneladas.
Os armadores alemães detêm a maior frota mundial de cargueiros de contêineres. Sua parcela do mercado mundial é de 37,2%. A marinha mercante alemã controla 3.011 navios e está entre as mais modernas e seguras do mundo. Cerca de 570 circulam com bandeira alemã, os demais sob bandeiras de conveniência.
Maior cruzamento europeu de hidrovias em Magdeburg - por cima passa o Canal Elba-HavelBildunterschrift: Maior cruzamento europeu de hidrovias em Magdeburg - por cima passa o Canal Elba-HavelNo trânsito interno e mesmo intereuropeu, as hidrovias destacam-se como alternativa de baixo custo, segura e ecológica. Os navios, barcaças e chatas levam vantagem sobre a concorrência rodoviária e ferroviária principalmente no transporte de grandes volumes a longa distância. Material de construção, minérios e minerais, carvão, rações, aço, madeira e produtos químicos são as cargas mais freqüentes.
Os 7,5 mil quilômetros de hidrovias atravessam toda a Alemanha e estão interligados à rede fluvial dos países vizinhos. Por exemplo, é possível navegar de Trier, na fronteira com Luxemburgo, até a Polônia, passando por Berlim, assim como do porto marítimo de Roterdã, na Holanda, até a foz do rio Danúbio, no litoral romeno. Ambos os trajetos aproveitam-se da navegabilidade do rio Reno, a mais movimentada hidrovia da Europa.
Na confluência com o rio Ruhr, desenvolveu-se em Duisburg o maior porto fluvial do mundo. Por sua vez, o canal que liga o Mar do Norte ao Mar Báltico oferece ao tráfego marítimo a vantagem de evitar a volta pela Dinamarca. O atalho encurta o tempo de viagem e preserva as embarcações de intempéries em alto-mar.

Aviação
Boeing 747 da Lufthansa decola do Aeroporto de FrankfurtBildunterschrift: Boeing 747 da Lufthansa decola do Aeroporto de FrankfurtA Alemanha possui vários aeroportos internacionais, sendo que o principal deles fica em Frankfurt, no centro do país. Em 2007, 54,16 milhões de passageiros passaram por ele. O Aeroporto Internacional de Frankfurt registra em média 1.340 pousos e decolagens por dia e um movimento anual de cargas de aproximadamente 2 milhões de toneladas.
Além de Frankfurt, Berlim, Munique, Düsseldorf, Hamburgo e Colônia possuem aeroportos de porte médio a grande. Nos últimos tempos, antigas bases militares vêm sendo convertidas em aeroportos, como Hahn e Lübeck, usados sobretudo pelas companhias aéreas de baixo custo (low cost). Os aeroportos alemães são operados por empresas privadas.
Privatizada nos anos 1990, a Lufthansa é a maior companhia aérea e um dos símbolos da Alemanha. Em 2007, ela transportou 83,1 milhões de passageiros e 1,91 milhão de toneladas de cargas. Dentre as demais, vale citar Air Berlin, Deutsche BA, Hapag-Lloyd e Germanwings, assim como Condor, LTU e Thomas Cook, especializadas em turismo.
Atualizado em julho de 2008

Gol Linhas Aéreas Inteligentes


         As experiências passadas, mesmo que sejam negativas, servem de orientação as administrações futuras, isto em qualquer campo de atividades. Na Gol Linhas Aéreas Inteligentes, não poderia ser diferente, pois seu Presidente, Constantino de Oliveira Junior, com uma nova gestão empresarial, popularizou o transporte aéreo de passageiros, diminuindo os custos operacionais. E, com uma visão holística, adquiriu a Varig, mantendo ainda acesa, aquela estrela que sempre brilhou nos céus do Brasil e do mundo e, tenho certeza, será a sua estrela guia na trajetória como dirigente bem sucedido.
          A Gol Transportes Aéreos Inteligentes, se constituirá em pouco tempo, na maior empresa aérea do país e quiçá, do mundo. Mas,lembre-se, Constantino de Oliveira Junior, que o maior patrimônio de uma organização é seu corpo de funcionários; sendo assim, nunca deixe de considerar os ex-funcionários da Varig, pois eles, antes de mais nada, aprenderam a amar o trabalho aeroviário e serão de grande valia  para Gol, trazendo toda a experiência positiva adquirida nos tempos áureos da Varig.

VARIG 2006

15 de nov. de 2011

empresas aéreas extintas do brasil


     As empresas aéreas, igualmente às outras empresas.lidam na sua maioria,com problemas de gestão em suas administrações.O fenômeno se torna mais agravante nas empresas aéreas, haja vista que, seus custos operacionais são maiores,  devido  aos equipamentos utilizados(aviões), bem como todo o aparato logístico para manter em funcionamento o sofisticado processo de manutenção das aeronaves.
     É dentro desse contexto, que advogo a preparação acadêmica de profissionais de adminstração habilitados nesse campo de atividades, Entretanto, não se deve esquecer que, além da incompetência, houve improbidade administrativa, daqueles dirigentes que contribuiram para o declínio e falência da maioria da empresas aéreas, como a VASP/VARIG/TRANSBRASIL, e outras congêneres.

Varig - Cruzeiro


    " A inovação pode mudar, quase do dia para a noite, a ordem estabelecida, tornar obsoleto o que ontem parecia invencível e tornar importante o que ontem parecia de pouco valor."
                                                                                                                                     Peter Drucker

Cruzeiro do Sul


    Quando estava estudando na Escola Técnica Federal de Pernambuco. no Curso de Máquinas e Motôres,  nos idos de 1968, tive a honra de trabalhar como estagiário na Cruzeiro do Sul, no box da empresa, no Aeroporto dos Guararapes. Tinha a missão de distribuir as bagagens, através de um mapa esquemático,nos bagageiros do Caravelle que ficavam, dois em cada lado dos motores( atrás da aeronave) e dois de cada lado da fuselagem, abaixo das asas..Atualmente, essa atividade é feita por computadores.
Obs.: O meu sentimento demonstrado pela extinção da Varig/Vasp/Transbrasil, talvés seja o reflexo da minha ligação ténue com a Cruzeiro do Sul, que foi integrada a Varig; tembém, reflexo da própria extinção da minha querida e sempre amada, Rede Ferroviária Federal S/A( RFFSA ).

14 de nov. de 2011

CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

    Santa Cruz-Distribuidora-Curitiba/PR
    
    Magazine Luiza- Centro de Distribuição - Franca/(SP)
    


Sistemas de Transporte-Movimentação de Materiais
Equipamentos.
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CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO


Boticário-Centro de Distribuição - São Paulo

Centros de Distribuição e Armazenagem-Galeria de foros
 






Centro de Distribuição da DICICO - São Paulo
       





Logística Descomplicada - Quantos CDs. minha empresa deve ter?




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CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO


Walmart/CDEcoeficiente

CD-Ipiranga Química

 CD-Coca-Cola em Divinópolis   
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13 de nov. de 2011

CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

Clique na foto para acessar,

PRIMEIRO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO ECOEFICIENTE DO BRASIL

Emprego e renda sustentável: Governo Aécio atrai para Minas o primeiro Centro de Distribuição Ecoeficiente do Brasil – unidade dos Supermercados Walmart mantém ação de eficiência energética

Centro de Distribuição Ecoeficiente inaugurado em BetimO vice-governadorAntonio Augusto Anastasia representou o governador Aécio Neves durante a inauguração do primeiro Centro de Distribuição Ecoeficiente do Brasil da empresa Walmart, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nesta segunda-feira (24). O Centro foi construído no município por ser um local estratégico no país, garantindo assim o abastecimento das gôndolas dos hipermercados da rede localizados em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.Com investimento de R$ 90 milhões numa área construída de 33 mil metros quadrados, o novo empreendimento deve gerar mais de 370 empregos diretos, absorvendo mão de obra também da região. “Será um ponto muito importante para a distribuição dessas riquezas que vêm de todo país. Mas o mais relevante é que se trata de um Centro em nosso Estado, que significa empregar pessoas aqui”, disse Anastasia, ao observar que a posição geográfica de Minas Gerais é muito positiva.o de Distribuição tem, entre suas iniciativas sustentáveis, a eficiência no consumo de energia e de água. O prédio conta com sistemas de energia renovável que utilizam a luz solar e de captação de água de chuva que será armazenada e filtrada para uso e reutilização. O vice-governador lembrou que o aproveitamento da água da chuva, energia solar e todos os outros tipos de tecnologia coincidem com propostas do Governo Aécio Neves. “Nós todos sabemos que a reforma e remodelagem do Mineirão se dará para a Copa do Mundo dentro desse critério. Então de fato é muito positivo que o Walmart tenha também essa sensibilidade tão importante agora no século XXI”, disse.

Sobre a geração de empregos, o vice-governador ressaltou que 50% do quadro de funcionários é feminino. “É algo muito positivo, ainda mais neste momento em que nós estamos na fase final da crise econômica, um investimento dessa magnitude. Isso representa confiança na atividade comercial que temos em nosso Estado e em todo Brasil que o grande grupo Walmart realiza aqui em Betim”, destacou o vice-governador.

Para o vice-presidente-executivo da Rede, Marcos Ambrosano, a sustentabilidade faz parte do negócio e é um meio de fazer uma diferença positiva na vida das pessoas. “Este é um conceito de construção que combina desempenho econômico, social e iniciativas em prol do meio ambiente”, considerou.
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