21 de out. de 2011

The Longest Union Pacific Train - 1/10/10


     Este vídeo demonstra que os Estados Unidos valorizam suas ferrovias. Observem a conservação da via permanente, bem como a infraestrutura.Observamos ainda, que os vagões plataforma carregam dois conteineres de 40 pés, pesando cada um aproximadamente 30 toneladas; daí concluimos que, as linhas férreas são construidas para suportarem maior peso por eixo. Não é sem razão que os Estados Unidos tem a economia mais desenvolvida do planeta, com uma logística de primeira linha.

construíndo uma linha férrea - ferrovia

Trem de Carga da FCA

Norfolk Southern 20W Through Double Crossing

Tracks of the Old Santa Fe-Vol5-Cajon Pass


     

18 de out. de 2011

USS Eisenhower -El Portaviones mas potente del Mundo.

A porta avioes nimitz.wmv


     Um dos fatores mais decisivos para o resultado de uma guerra foi, é e será a Logística, Assim, essa ferramenta utilizada pelas grandes empresas mundiais,é de fundamental para o sucesso em qualquer ramo industrial.
     Em uma guerra, a eficiência das áreas de apoio, isto é, da logística, depende o desempenho das frentes de combate. O planejamento logístico permite a perfeita e eficiente administração das remessas de suprimentos, equipamentos e tropas as regiões conflagradas, através dos meios de transporte: rodoviário, ferroviário, aéreo ou marítimo.
     Os porta-aviões se constituem num dos pilares fundamentais para a eficiência e eficácia logística em um campo de batalha pois, coloca equipamentos de última geração ( os aviões ) em apoio sistemático no front.
     Na Guerra do Golfo Pérsico, o general William "Gus" Pagonis chefiou toda a logística das forças armadas norte-americanas. Com a tecnologia do sistema de localização GPS( Global Positioning System ), Pagonis coordenou a movimentação de suprimentos, garantindo que cada soldado estivesse adequadamente alimentado e equipado para os combates no deserto. Além do mais, com esse sistema orientou os lançamentos de mísseis e aviões baseados em terra e nos porta-aviões.
     Em analogia a isso, as grandes empresas trasnportadoras brasileiras utilizam o sistema "GPS" para efetuarem as entregas da indústria e do varejo por todo território nacional.
     Assim. a finalidade do sistema logístico é controlar e compatibilizar os fluxos de entrada e saída nas áreas de distribuição, suprimentos e produção, referentes as informações ou materiais. Com isso, se obtém o máximo de eficiência dos serviços ao menor custo.
     Voltando ao cenário militar, podemos concluir que, os porta-aviões são de fundamental importância para a eficácia e eficiência da logística no campo de batalha, como também na paz para a segurança das fronteiras marítimas de uma nação. Portanto, é compreensível o investimento que os Estados Unidos fazem na sua força naval, haja vista as suas fronteiras marítimas, no Atlântico e no Pacífico, bem como seu status de nação mais desenvolvida do planeta.
    

17 de out. de 2011

NAe A-12 SÃO PAULO - O Porta Aviões Brasileiro (São Paulo Carrier) Vídeo...

C-130 Hércules pousando em porta-aviões

Plano Hidroviário

O FUTURO DO TRANSPORTE

Logística Rodoviária

Infraero Cargo


   O importante para desenvolver a logística, em um  país continental como o Brasil, é promover a integração entre os modais. Para realizar essa integração dos modais logísticos, será necessário estabelecer uma política de transporte coerente com a realidade territorial brasileira. Portanto,é mister desenvolver um Planejamento Estratégico que transcenda  períodos de governos e contemple equanimente os modais visando o desenvolvimento da logística nacional.

TREM DE MINÉRIO DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS

RFFSA - Programa de investimentos

Obras do PAC: Ferrovia Nova Transnordestina

16 de out. de 2011

Infraero Cargo - Institucional


Ipea realiza estudo sobre a malha ferroviária brasileira

O grande problema dos transportes no Brasil é que não existe um Planejamento Estratégico Nacional, enquadrando a ferrovia no mesmo nivel dos modais rodoviário e marítimo. O Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, como o próprio nome, é um programa, e não um planejamento estratégico que tem uma abrangência de longo prazo. Portanto, resolve em parte o problema ferroviário mas, esrá longe de atender a nossa realidade territorial.
Observação:Vejam todos os vídeos desta postagem pois,  se constituem em  bom material para pesquisa, como também, mostra a grande importância de um sistema ferroviário para o desenvolviment sócio-econômico de um país.