27 de set. de 2011

PLANEJAMENTO: Principal função da Administração

   Nesta função são determinados os objetivos, as tomadas das decissões,, as previsões e  as  estratégias.
   Consideramos planejamento como decisão por antecipação do que fazer, como fazê-lo, quando fazê-lo e quem deverá fazê-lo. Especifica as finalidades  a serem atingidas.
   Sendo assim, para implementarmos a função planejamento em uma organização, seja ela pública ou privada, comercial, industrial ou prestadora de serviços, é necessário estabelecer a estratégia empresarial, que constitui numa abordagem integrada, isto é, envolvendo o ambiente externo e interno da organização.Portanto,trata-se aqui de atribuir deveres e responsabilidades a todos os níveis da empresa/organização: o nível institucional( cúpula da empresa), nível intermediário( deparamentos ,divisões,etc.) e o nível operacional.Assim, a estratégia empresarial precisa de um plano básico- o Planejamento Estratégico. E o planejamento estratégico precisa apoiar-se numa multiplicidade de planos táticos e operacionais situados carreira abaixo dentro da estrutura organizacional da empresa. Portanto,a função planejamento, é desenvolvida nos três níveis da empresa/organização: estratégico, tático e operacional. Assim. temos o planejamento estratégico, tático e operacional, todos inter-relacionados e interagentes, combinando esforços para obter efeitos sinergísticos dentro da estrutura organizacional da empresa.
   Planejamento estratégico - é desenvolvido nos níveis hierárquicos  mais elevados da empresa, isto é, na cúpula da empresa, no nível institucional.
   Enquanto a estratégia empresarial está voltada  para o que a  empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento estratégico procura especificar  como fazer  para alcançar aqueles objetivos. Como o planejamento estratégico é genérico,  abrangente e de longo prazo,ele precisa ser desdobrado em planos táticos desenvolvidos ao nível intermediário da empresa, através dos seus departamentos/divisões e de médio prazo. Cada plano tático precisa ser desdobrado em vários planos operacionais desenvolvidos no nível operacional da empresa/organização, detalhando minuciosamente cada tarefa ou atividade a ser executada.
   O planejamento estratégico exige seis etapas:
    1. Determinação dos objetivos empresariais.
    2. Análise ambiental externa.
    3.  Análise organizacional interna.
    4.  Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia
          empresarial.
    5. Elaboração do planejamento estratégico.
    6. Implementação por meio de planos táticos e planos operacionais.
   Planejamento tático - representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a  execução das tarefas e operações.Tem características típicas do planejamento comum, se constituindo num processo permanente e contínuo;  está voltado para o futuro, preocupa-se com a racionalidade do processo decisorial, visa selecionar , entre várias alternativas  disponíveis, um determinado curso de ação, é sistêmico e interativo, é uma técnica cíclica e de alocação de recursos, interage dinamicamente com a demais funções administrativas do processo administrativo e é uma técnica de coordenação, bem como de mudança e inovação. O plano  é o resultado imediato do planejamento. Um plano descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como: o quê, quando, como, onde e por quem. Podemos dizer que o planejamento tático,  através de seus planos táticos, visa a dar condições  racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamento ou divisões para alcançar os objetivos elaborados  no  cenário estratégico da empresa, e que são concretizados através dos planos operacionais.
   Planejamento operacional - se preocupa basicamente com "o que fazer" e "como fazer". Refere-se especificamente  às tarefas e operações  realizadas  no nível operacional da empresa. O planejamento operacional está voltado para a otimização e maximização de resultados. O planejamento operacional é constituído de planos operacionais nas diversas áreas  e funções dentro da empresa: produção ou operações, finanças, mercadologia, recursos humanos, recursos  materiais e patrimoniais, etc. Assim, os planos operacionais cuidam da administração pela rotina, para assegurar que todos executem as tarefas e operações  de acordo com os procedimentos pretendidos  pela  empresa, a fim de que esta alcance os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência(ênfase nos meios), pois a eficácia(ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da empresa.   ( Fonte: Chiavenato, Idalberto, Administração:teoria,processo e prática - São Paulo: Makron Books, 1994, 2ª edição.)